Quando em 1453, o pintor Leonardo Da Vinci [10] desenha o o protótipo de um robô humanoide [11] em que ,segundo ele, só conseguiria mexer os braços, porém hoje sabemos que os robôs são capazes de realizar mais funções que qualquer ser humano. Foi a partir dos estudos sobre a anatomia humana de Da Vinci, quem em 1773 Jacques de Vacauson [12] cria uma androide que tocava flauta, assim como um pato mecânico que defecava.
O robô [13] é uma maquina programada para realizar determinados comandos, e é por este motivo que o Robô Gladiador recebe a nomenclatura de robô. E o Gladiador [14] advêm das lutas romanas entre Gladiadores que lutavam até a morte, e com o desenvolvimento das ciências, os pesquisadores embasaram-se nas historias romanas para criar robôs que lutariam até a destruição total de um deles.
No Colégio IDESA [15], o professor Maurício de fisica propõe uma luta entre gladiadores em que o objetivo não é destruir o outro robô, mas sim estourar a bexiga do oponente! E que venha a competição!
Os robôs são a mais alta tecnologia que temos atualmente, e já foram desenvolvidos robôs que realizam todo tipo de ações que auxiliam a vida humana como, por exemplo, robôs que realizam funções de limpeza doméstica ou de recepcionistas.
Para entendermos melhor sobre onde surgiu este expressão 'robô' e aprendermos algumas novidades, vamos assistir este vídeo![5]
E quanto mais estudamos, desenvolvemos técnicas e aperfeiçoamos os robôs, permitimos que eles possam realizar qualquer comando ou até mesmo sentir emoções como o pequeno robô NAO sente. [6] Os robôs não são criados apenas para o trabalho, mas também para fazer companhia a outros seres humanos como, por exemplo, a criação de um robô que imita as funções de um cachorro, o SpotMini [7] desenvolvido pela Boston Dynamics [8] este robô além de fazer companhia também auxilia na cozinha, afinal ele sabe guardar louças!
Assista um vídeo que apresenta basicamente as funções do SpotMini: [9]
E como podemos perceber os robôs são uma tecnologia revolucionária, porém também podem ser utilizados como armas. Portanto a utilização de robôs ainda deve ser questionadas.
Deixamos por fim uma foto de nossos futuros 'cachorros':